Histórico

No ano de 2005, com a criação do curso de Mestrado Acadêmico, as pesquisas do Departamento de Administração e Contabilidade (DAD) onde se encontra a sede do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm) da Universidade Federal de Viçosa (UFV) era distribuída entre uma serie de subáreas, das quais a Administração Pública era apenas mais uma. Os esforços eram pulverizados entre as diversas áreas da administração com destaque para Finanças, Marketing, Organizações e Administração Pública.

Com a primeira avaliação trienal (2005-2007), a coordenação do PPGAdm passou a concentrar seus esforços de pesquisa e treinamentos/capacitações do corpo docente na área de Administração Pública. Vale destacar que a aprendizagem adquirida com a primeira avaliação refletiu na qualidade da gestão e dos coordenadores do Programa, todos bolsistas de produtividade em pesquisa (PQ) pelo CNPq em Administração Pública.

•Mandato 2005 – 2007 – Prof. Dr. Ricardo Correa Gomes – PQ 1D
•Mandato 2008 – 2011 – Profa. Dra. Suely de Fátima Ramos Silveira – PQ 2
•Mandato 2012 – 2015 – Prof. Dr. Marco Aurélio Marques Ferreira – PQ 2
•Mandato 2016 – 2019 – Prof. Dr. Magnus Luiz Emmendoerfer – PQ 2

Atualmente, o eixo orientador da pesquisa no Departamento tem sido a Pós-Graduação e a temática central tem sido a área de concentração do programa, ou seja, a Administração Pública. No último levantamento realizado em dezembro de 2016, mais de 82% das pesquisas do Departamento eram registradas na área de Administração Pública e 95% delas com participação de estudantes da graduação, pós-graduação. Das pesquisas realizadas no âmbito do PPGAdm/UFV, seus temas estão normalmente centrados em uma de suas duas linhas de pesquisa em Administração Pública:

1) Governo, Políticas Públicas e Desenvolvimento – GPD
2) Gestão de Organizações Públicas, Governança e Sociedade – GPS

Com bases nessas linhas de pesquisa em Administração Pública, o PPGAdm/UFV, situado no município de Viçosa, região da Zona da Mata do estado de Minas Gerais, 220km de Belo Horizonte, tem buscado contribuir sempre com a visão de excelência e qualidade, atuando sob a orientação dos pilares que sustentam a UFV “Ediscere, Scire, Agere e Vincere” (Estudar, Saber, Agir e Vencer). Tal orientação tem atraído candidatos como professores, servidores públicos e alunos egressos dos cursos de graduação da UFV, bem como de outras Instituições de Ensino Superior da região Sudeste do Brasil, principalmente de Minas Gerais.
O curso de Doutorado do PPGAdm/UFV iniciou no dia 1 de março de 2016, com 6 (seis) alunos, sendo 50% deles atualmente professores efetivos e substitutos em Universidades Públicas como a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Universidade dos Vales Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Em 2017, devido a quantidade e qualidade dos candidatos, foram selecionados 8 (oito) alunos para o curso de doutorado.

A UFV foi a primeira universidade pública federal no Brasil a ofertar curso gratuito de Doutorado com a formação concentrada exclusivamente em Administração Pública.

A procura pelo Pós-Doutorado em Administração Pública também cresceu. Desde 2015, o PPGAdm/UFV tem anualmente pelo menos 2 (dois) pós-doutorandos, que atum como professores em outras Instituições de Ensino Superior (IES), participando ativamente das atividades do Programa.

Com essa trajetória, o PPGAdm/UFV tem justificado a sua existência e sua gradual evolução, coadunando por meio da subárea Administração Pública, com os objetivos práticos e globais da CAPES em relação a missão dos cursos de pós-graduação stricto-sensu no Brasil:

a) formação de professorado competente que possa atender a demanda no ensino básico, médio e superior garantindo, ao mesmo tempo, a constante melhoria da qualidade;

b) estimular o desenvolvimento da pesquisa científica por meio da preparação adequada de pesquisadores;

c) assegurar o treinamento eficaz de técnicos e trabalhadores intelectuais do mais alto padrão para fazer face às necessidades do desenvolvimento nacional em todos os setores.


© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados